𝟏𝟎 𝐌𝐎𝐓𝐈𝐕𝐎𝐒 𝐏𝐀𝐑𝐀 𝐕𝐎𝐂𝐄 𝐀𝐏𝐑𝐄𝐍𝐃𝐄𝐑 𝐄𝐗𝐂𝐄𝐋

O Excel é o programa de edição de planilhas eletrônicas mais usado no mercado de trabalho.

Isso porque ele pode melhorar diversas atividades como:

  • Automatização de controle de estoque
  • Controle de horários dos funcionários
  • Gerenciamento do fluxo de caixa
  • Manutenção da lista de clientes
  • Relatórios financeiros, relatórios de vendas entre outros.
  • Construção de Gráficos para relatórios diversos
  • Tabelas dinâmicas entre outros.


As planilhas eletrônicas substituem o lápis, o papel e a calculadora e com isso reduzem o tempo gasto nos processos e rotinas empresariais.

Além de usar o desempenho dos nossos computadores para realizar cálculos poderosos, o Excel permite organizar melhor os dados

O Excel é extremamente compatível com os programas para Windows especialmente os demais programas do pacote Office, com quem pode interagir e produzir resultados ainda melhores como por exemplo:

Você pode combinar o Excel com Word para fornecer os dados para suas tabelas e malas diretas.

E com o PowerPoint para gerar gráficos, relatórios e recursos dinâmicos em suas apresentações de negócios.

Utilizar o Excel no seu trabalho, na sua faculdade, em trabalhos escolares ou mesmo para planilhas de controle na sua casa, com certeza facilitarão muito a sua vida, realizando trabalhos gigantescos em poucos cliques.

Isso porque o Excel conta com uma série de ferramentas para formatação, cálculos, criação de gráficos, classificação e ordenação de dados, criação de tabelas fórmulas matemáticas e diversas funções financeiras, funções matemáticas, funções lógicas, funções para datas, funções de engenharia, etc., além de muitas coisas.

As fórmulas do Excel são como as fórmulas da matemática ou da física, com a diferença que o Excel faz todo o trabalho pesado para você.

Mas não pense que o Excel é apenas para resolver problemas com matemática, ele é muito importante para gerenciar os dados e usando também as técnicas de formatação em planilhas financeiras, orçamentos, balancetes e relatórios, etc., pois essas planilhas contêm dados que exigem análise e comparação.

O Excel nos ajuda a fazer uma planilha que contenha recursos profissionais como: bom alinhamento, coloração das células e do texto, tamanho da fonte, estilo da letra, estilo das bordas, entre outras características.

O Excel possui um recurso poderoso chamado função.

Uma função é na verdade a execução de uma rotina automática do Excel.

Existem funções de diversos tipos, elas podem ser matemáticas, lógicas, financeiras entre outras, as funções são executadas para transformar vários cálculos em apenas um de forma automática.

Por exemplo se você quiser fazer uma soma poderá usar a função SOMA ou se deseja descobrir uma média para uma série de valores, poderá usar a função MEDIA.
Isso é uma vantagem em relação as fórmulas pois ao invés de fazer uma fórmula parecida com:
=B3+C3+D3+E3+F3+G3+H3+I3+J3+K3+L3+M3+N3+O3+P3+Q3+R3+S3

Poderíamos simplesmente fazer algo mais parecido com:
=SOMA(B3:S3)

Bem mais simples não é mesmo?

Quero listar alguns motivos para você aprender Excel

  1. Produtividade

    Produtividade é uma palavra-chave desse mundo rápido, competitivo e dinâmico, como já foi dito antes o Excel troca o lápis, papel e calculara nos processos diários de trabalho, porém é muito mais do que isso, ele é capaz de acelerar processos empresariais e de gerenciamento e desenvolver tarefas que exigiriam muito esforço em poucos cliques, tome como exemplo buscar informações de clientes até então era necessário pegar dados com o cliente ir até salas especificas procurar em gabinetes e arquivos, verificar pastas de A-Z até chegar no que procura, enquanto o Excel pode listar todos os dados do seu cliente e ainda por cima dados relacionados a ele como preferências, últimos pedidos, potencial de consumo, tudo isso em apenas 1 clique.

  2. Previsão de cenário

    Uma das coisas mais difíceis e talvez até impossíveis na vida é prever alguma coisa, mas para o Excel isso não é bem uma verdade, com ele podemos criar cenários com base em perspectivas e uma base de dados real, é possível por exemplo prever o momento que vai faltar dinheiro no caixa e com base nisso melhorar a tomada de decisão para melhorar seu fluxo de caixa. O Excel inclusive conta com uma ferramenta chamada Gerenciador de Cenários.

  3. Redução de Custos

    O Excel é um dos programas mais utilizados no mundo, está disponível em quase todas as empresas e em quase todas as casas que utilizam de algum computador. Isso faz com que o treinamento do Excel seja mais acessível que o treinamento de um programa de gestão por exemplo, além disso é mais fácil treinar pessoas para trabalhar com Excel do que para usar programas de gestão.

    Some tudo isso ao fato de que o Excel pode fazer um trabalho complexo em menor tempo, perceberá que ele reduzirá muitos custos relacionados a aquisição de programas, treinamento de usuários e execução dos processos.

  4. O mundo atual é mobile exige portabilidade

    Nada pior do que ver o trabalho parado porque o sistema saiu do ar, clientes irritados, serviço acumulado para os funcionários, e gerentes frustrados por não ter como resolver.

    Quem utiliza sistemas comerciais sabe que um dos grandes problemas que empresários e gestores enfrentam é a manutenção desses sistemas, quando ocorre algum problema é sempre necessário acionar a desenvolvedora para instalar uma nova cópia do programa, gerando custos, perda de tempo e muita burocracia.

    Com o Excel você pode carregar suas planilhas para outros computadores da empresa, através de pendrives ou até mesmo da rede local, é possível também carregar as planilhas na nuvem e acessá-las pelo smartphone ou tablete.

    O excel também permite o compartilhamento de uma única planilha com vários usuários.

    Dicas com Prof Claudio Damasceno

    Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

  5. Tanto no pessoal quanto no profissional.

    Já dizia o Faustão…
    Tanto no pessoal quanto no profissional, sabe trabalhar com Excel fará toda diferença, além das inúmeras vantagens já apresentadas, você pode utilizar o Excel para organizar suas finanças pessoais, descobrir aonde e como gasta seu dinheiro, melhorar suas decisões, planejar investimentos, analisar viabilidade de empréstimos e financiamentos e muitas outras coisas.
    Como percebe o Excel não é útil apenas para melhorar os processos da empresa, ele pode ser utilizado para melhorar a vida de milhares de pessoas através de planilhas que ajudem no gerenciamento e tomada de decisão.

  6. Uma das maiores chances de receber uma promoção

    Saber trabalhar bem com Excel, vai muito além do básico, mas mostrar relatórios a seus supervisores que forneçam todos os recursos anteriormente falados vai melhorar não apenas a sua imagem na empresa, mas também te ajudará a construir uma network (rede de contatos) sólida e aumentará sua autoridade e prestígios com os colegas, não por ser o cara das planilhas, mas por ser o cara que entende de negócios e usa o Excel para melhorá-los. Prova disso veja que os maiores consultores de Finanças utilizam o Excel para ajudar seus clientes.

  7. O que você faz bem feito o Excel faz melhor.

    Claro que isso não se aplica a tudo, não estou dizendo por exemplo que o Excel é capaz de dançar, dirigir ou cozinhar, mas sim que todos os processos de escritório que fazemos, seja para organizar dados, gerenciar informações de clientes e produtos, controlar estoque e fluxo de caixa ou qualquer outra coisa do tipo, será muito melhor feito no Excel, faça um relatório a mão e entregue a seu chefe, e depois faça um relatório no Excel com gráficos e tabelas dinâmicas que possam ilustrar todos os cenários de vendas, investimentos etc.
    Pergunte a seu chefe qual tipo de relatório ele quer que você continue fazendo.

  8. Automatizar nunca foi tão fácil.

    Mesmo no Excel existem trabalhos que são árduos e dispendiosos, mas isso também pode ser automatizado com o uso de macros especificas, imagine por exemplo ter que formatar uma planilha que recebe dados de um arquivo externo e sempre precisa organizar e formatar esses dados da mesma forma, ao invés de gastar horas fazendo o mesmo trabalho, você pode criar uma macro que faça tudo em poucos minutos e com apenas um clique.
    Como dizem por ai “Menos é mais”

  9. Exporta para PDF

    Para mim esse é um recurso tão simples que eu nem gostaria de citar como uma vantagem, mas sim como uma obrigação, porém o que faz esse texto é a experiência com clientes, e percebo que muitos adoram o fato de poder gerar seus relatórios em PDF para depois enviar aos clientes sem necessariamente ter que enviar os dados da planilha.
    Então sim essa é uma grande vantagem, seu relatório pode conter gráficos e dados de resumos da planilha que mostram resultados aos clientes sem ter que expor os dados da sua empresa, é, portanto, um ótimo recurso disponível no Excel.

  10. É Fácil e Seguro

    Um dos maiores medos que as pessoas têm ao serem contratadas por uma empresa, é ter que lidar com sistemas complexos e de baixa segurança, o Excel possui mecanismos para proteger partes das planilhas ou toda ela, além de que permitem a criação de senhas para evitar o acesso ao arquivo.
    O Excel possui aprendizagem acelerada, tudo que você precisa é fazer o treinamento certo com profissionais sérios e com credibilidade no mercado.

Acredito que mudou muitos pensamentos sobre planilhas agora que lhe foi apresentado os 10 motivos para aprender Excel.

O Excel é realmente um programa completo, ele é muito mais do que um diferencial no currículo, ele é obrigatório para quem almeja uma vaga no mercado ou até mesmo quem sonha com uma promoção nas áreas de negócios, da indústria, do comércio e da tecnologia.

E você, qual é o seu nível de Excel? Cadastre seu e-mail na minha lista VIP para aprender mais.

Dicas com Prof Claudio Damasceno

Insira o seu endereço de email abaixo para receber gratuitamente as atualizações do blog!

Assuntos Semelhantes:

Sobre claudio

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.